Volta ás aulas com pé direito #1


Fala galera, beleza? Comigo está tudo bem, obrigada. Poxa vida, que saudades de postar para vocês, gente! Desde o dia 10 que eu não posto nada né? O caso é o seguinte: esses dias eu estava viajando, lá onde eu estava o sinal era bem ruim (por isso não deu para deixar alguns posts prontos) e voltei só ontem a noite. Resultado... Euzinha aqui estava louca para usar a internet! Hahahaha.
Enfim, agora a pouco estava pensando no que eu poderia postar hoje e então, lembrei que daqui algumas semanas minhas aulas retornam e  do nada veio a grande ideia de fazer um especial "Voltas as aulas com pé direito", que será dividido em duas (ou talvez três) partes e onde darei dicas diversas para ajudar quem também está na reta final das férias. 
Hoje na primeira parte do especial, o foco maior será a sua organização antes e durante as aulas, digamos assim. Organização para aquelas pessoas que, assim como eu, todo começo do ano prometem serem melhores nos estudos mas, no decorrer do ano bate aquela preguiça, né? Mas se vocês começarem se organizarem a  partir de agora, verão como as coisas durante o ano serão mais tranquilas e como valeu a pena se esforçar! Vamos lá? 



Organize o material -  Deixe todas as coisas que você vai utilizar no colégio bem organizadas. Vale dividir as matérias em um fichário, um caderno grande para várias matérias ou até mesmo usar um caderno pequeno para cada uma. Na hora de anotar o conteúdo das aulas ou os exercícios para fazer em casa, use canetas bem coloridas e alegres para grifar as coisas mais importantes. Isso vai ser muito útil quando você for estudar para a prova! 


Preste atenção - Eu sei que você irá voltar para a escola morrendo de saudades daquelas amigas que viajaram durante as férias inteiras, e louca(o) para conhecer o pessoal novo porém deixem para atualizar o papo na hora do intervalo. Sempre pensem assim: quanto mais eu prestar atenção na aula mais tranquilo vai ser para entender todas as coisas/matérias novas que o professor está falando.


Anote tudo - Ficar sentada(o) na sala de aula só olhando para a cara do professor não vai ajudar em nada na hora de fazer os exercícios nem na hora da prova e  pode ser muito chato. Por isso, para não se distrair, anote o que ele está falando. Enquanto você escreve, seu cérebro já está guardando  todas e quaisquer informações. Aí, quando você olhar para o caderno na hora de fazer alguma coisa, vai ser muito mais fácil lembrar tudo o que teve naquela aula.


Tá na aula? Esqueça o celular! -  Com o celular ligado, claro que entrar no Facebook, atualizar o instagram e checar o Twitter pra ver o que ta rolando por lá vai parecer muito mais legal do que tentar entender o que o seu professor está falando. Ligue-o  APENAS no intervalo, dê uma olhada nas redes sociais e desligue quando o sinal bater. O mundo não vai acabar se você ficar umas horinhas com o celular na bolsa!


Resolva os exercícios - Na hora de estudar para matérias com matemática, fisíca e química sem outra solução: tem que fazer os exercícios. Não vai adiantar nada ficar olhando para o livro, certo? Antes de tudo comece marcando em uma folinha todas aquelas fórmulas que você mais vai usar. Aí, faça alguns exercícios olhando as fórmulas e, quando se sentir pronta pra fazer sozinha, tente fazer sem colar das suas anotações. Você vai pegar o jeito muito fácil! Dica dos meus professores: tem tarefa? Chega em casa e faz um pouquinho por dia (pra não cansar também, né?) assim, você exercita o cérebro, relembra o que aprendeu hoje na aula e é uma maneira menos cansativa de estudar para aquela matéria.


Monte um grupo de estudo - Fez os exercícios em casa e mesmo assim bateu dúvidas? Calma! O bom de estar no colégio é que você está rodeada de amigos e com certeza entre eles deve ter alguém que entende tudo da matéria que você mais detesta. Peça ajuda! Pergunte se seu amigo ou sua amiga não pode ficar um pouquinho depois da aula para te ajudar a tirar as dúvidas. Eu e minhas amigas fazemos isso quase sempre e posso garantir: dá super certo! Pense que além de estudar, o legal é que você está interagindo mais com eles. :) 


Estude com antecedência -  A prova de história é amanhã e você só vai abrir o livro hoje? Vish, isso não vai dar certo! De um dia para o outro ninguém consegue aprender tudo o que precisa para se dar bem em uma prova, ainda mais quando a matéria é mais complicada. Sei que é chato, mas (pelo menos pra mim) o tempo necessário para estudar com antecedência e guardar tudo o que é preciso na prova é de uma semana antes. Segundo o exemplo dos meus professores: uma semana antes tal professor passou como matéria de prova 5 capítulos do livro? Para não acumular os estudos e se desesperar na véspera da prova, experimente chegar em casa (todos os dias!), ler um capítulo por dia. Vai te ajudar bastante e ainda dependendo do seu tempo (e se seguir o período de uma semana antes), dá pra revisar a matéria no fim de semana. Pense nisso!


Faça resumos - Se você (assim como eu) morre de preguiça só por pensar em ficar horas lendo e relendo as páginas do livro antes da prova, faça resumos. Comece grifando as partes mais importantes do texto e depois faça um resumo com suas palavras  sobre aquilo que leu. Ficar lendo seu próprio resumo vai ser muito mais fácil do que ler todo o texto outra vez!


Lembre-se de dormir cedo - Ta bom, você não consegue ir para a cama sem ver a novela ou assistir alguns episódios da sua série preferida. Então, programe-se para fazer tudo mais cedo. Jante, tome um banho e deite uma hora antes se ainda pretende assistir televisão. Durante a semana é muito importante ter um bom sono. É durante a noite que o nosso cérebro absorve tudo o que aprendeu durante o dia. Além disso, se você estiver caindo de sono na aula não vai conseguir entender nada, não é?!


Alimente-se bem - Você acorda morrendo de sono e VÁRIAS vezes já está bem em cima da hora de sair para o colégio. Mas tomar café da manhã é essencial! Ninguém merece assistir alguma aula chata com fome, né?! Acorde uns 10 minutos mais cedo e coma um sanduíche e beba um suco, por exemplo. Se estiver muito atrasada, coloque uma barrinha de cereal e uma fruta na bolsa e vá comendo no caminho. De barriga cheia, é muito mais fácil se concentrar. Acredite.


E então pessoal, gostaram do post de hoje? Espero que sim. Tentem usar essas dicas de organização quando as aulas de vocês voltarem e vejam que o resultado será satisfatório e valerá a pena. Eu garanto! Beijos e aguardo os comentários de vocês =]

10 comentários:

  1. Primeiramente, AMEI o novo layout! ♥ Ficou extremamente lindo, haha! :3 E segundo: adorei as dicas! Foram bem diferentes e bem mais eficazes que as minhas! <3

    Um grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  2. Agora vou começar cursinho pré vestibular e preciso me esforçar muito! Suas dicas valem super a pena, mas agora é hora de se dedicar ao máximo.
    Beijos.
    Page Segredos de Moda

    Blog Segredos de Moda

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas! Vou me dedicar para segui-las!
    amandadorr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa que blog lindo não conhecia aqui haha. Amei as dicas to precisando começar dormir mais cedo e me dedicar mais!

    http://worldofgirl-official.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. De todas essas dicas, a que vale OURO nos meus estudos na faculdade é FAZER MEUS RESUMINHOS. Mas isso só é possível se você tiver seus materiais organizados, suas anotações em dias, se tiver prestado atenção nas aulas em vez de ficar fofocando com as amigas (até porque pra isso tem o intervalo, facebook, e os finais de semana). Se estudar, levar a sério, não tem como ter aperto em fins de bimestre, período ou ano letivo. Dedicação dá resultado, simples assim!
    http://sentirodrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Excelentes dicas, sempre bom focar nos estudos, mas tb rever os amigos ajuda!!! Passa no meu blog pra conhecer tb, se gostar e seguir, sigo de volta!!!
    www.makeolatras.blogspot.com.br
    Bjsss =]

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu post linda! Eu quero ser muito mais organizada esse ano. Ano passado eu passei, mas eu fiquei tão desorganizada que eu resolvi tomar vergonha na cara! haha Uma outra coisinha que eu colocaria aí é ter uma agenda pros esquecidos! hehe Mas as dicas são ótimos. Eu, particularmente, não gosto de grupos de estudos, pq o pessoal só fica querendo brincar e esquecem do principal: estudar. Por isso que comigo não rola, mas mesmo assim eu adorei seu post (eu já disse isso, mas ok! hahaha)! Bjs
    Ju
    donaurbana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Achei o blog muito fofo. Dicas da hoooraaa! Bjos.

    http://elichandler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ah, sabe que eu nunca fui de anotar nada ? Mas é porque tudo que eles falavam ou estava no livro ou no caderno, aí nem tinha necessidade. Mas com a faculdade começando esse ano acho que vou ter que me acostumar a anotar tudo. Ótimas dicas Lauren.♥

    PiinkCookie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, Lauren! Felizmente, minhas aulas ainda não começaram. Na verdade, se tudo der certo, irão começar em agosto. Mas a rotina de estudos continua e as suas dicas são muito importantes. Beijos!

    http://livro-apaixonado.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Eu adoraria saber sua opinião, coloque o url do seu blog para que eu possa retribuir!
- Só aceito críticas construtivas, sem desrespeito.
- Não xingue ou seja grosso, respeito é bom e todo mundo gosta.
- Comente sobre o post, não peça só para eu seguir. Eu sigo TODOS de volta desde que me sigam PRIMEIRO.
- Não estou aceitando tags e/ou selos por enquanto. Eu tenho meus motivos, portanto não incista.
- Tem dúvidas ou quer afiliar-se? Dirija-se a pagina "Contato". Pedidos de posts? Apenas em "Minha ASK".
Comente e deixe uma blogueira feliz ♥